terça-feira, 26 de junho de 2012

Danças e Percussão Brasileira


Durante as aulas de Dança e Percussão Brasileira com a professora Kelly Guimarães, entramos em contato com alguns ritmos:


Encontro de Caboclinhos - Recife - 2008




 GRUPO Por do Sol - CIRANDA




Maracatu Nação Pernambuco

 


COCO RAiz Livre


CACURIÁ de Dona Teté



Eu sempre tive um grande encantamento e curiosidade pelos ritmos, danças e cultura brasileira, porém, até o momento, nunca havia tido oportunidade de emergir (mesmo que por pouco tempo) neles.

A Maneira como as aulas foram organizadas (primeiramente aprendemos a dançar estes ritmos e depois, em um segundo momento, aprendemos a tocar)  foi muito interessante pois, ao corporeificar o novo ritmo, o aprendizado do instrumento foi muito mais fácil.

A utilização da ludicidade, das brincadeiras e histórias, para iniciar o trabalho com um novo ritmo foi ótima, e é algo que dá muito certo em sala de aula!

Uma  pena foi o pouco tempo que tivemos, apenas três encontros...

Mas foi bom para despertar ainda mais a curiosidade! A partir daqui sei que tenho muito para pesquisar...

E foi em uma dessas pesquisas que eu encontrei o material que estou disponibilizando abaixo, são as partituras de alguns ritmos brasileiros.  Achei o material bem interessante!!!





 ________________________________________________________________________________













































__________________________________________________________________________

EXPERIÊNCIA PRÁTICA

Experiência 1:

Local: Ceu ALvarenga
Público-alvo: Alunos do 6º ano ao 9º ano
Evento: Dia do desafio (um dia em que a escola promove inúmeras atividades que visam a prática de exercícios físicos)

No dia do desafio o Ceu Alvarenga dividiu a escola em inúmeras "oficinas" de atividade física, desde passeio; trilha no bosque, corda, volei, queimada, etc. Eu fiquei como responsável da oficina de ciranda, consegui uns tambores e pandeiros, e levei umas clavas.
Na hora das crianças escolherem que oficina fariam, apenas 5 meninas vieram para a ciranda, as outras estavam com vergonha.
Foi eu colocar a música para tocar e começar a ensinar os passos, que, aos poucos, a roda foi aumentando. Chegou um momento que eram mais de 20 crianças!
Primeiramente ensinei a dança, e, em seguida, distribuí os instrumentos e ensinei como se tocava cada um.
Alguns alunos participam de um projeto extraclasse chamado "batuque" e tiveram a maior facilidade para segurar a percussão!
Foi um barato! No fim eles escolhiam se queriam tocar ou dançar...
O que sei é que, quando o tempo da oficina acabou os alunos brigaram comigo:
-Ah não professora, não pará não! Vamos dançar mais uma vez!!!

Foi uma experiência deliciosa....

_____________________________________________________________

Experiência 2:

Local: Escola Estadual Julieta Vianna Simões de Sant´Anna
 Púublico-Alvo: Alunos do 6º ano
Evento: Festa Junina

Eu comecei a trabalhar a ciranda nas aulas de artes com os 6ºs anos. No início eles acharam meio estranho, alguns se recusavam a dançar...
Quando eu levei os instrumentos pra escola, os alunos se encantaram! Era briga pra ver quem iria tocar o tambor ou o pandeiro!
A experiência deu muito certo, em determinados momentos eu dividia a sala e, enquanto uns tocavam e cantavam, os outros dançavam...eles adoraram!
Estava próximo da festa junina da escola, e, os próprios alunos vieram me pediar para dançarem a ciranda na festa junina, eu topei! Adorei ver a empolgação deles!
 Chegada a festa eles se apresentaram, foi um sucesso!!!

_________________________________________________________


Experiência 3

Local: Morro do Querosene
Evento: Festa do Boi

Sabado dia 23, eu recebi um convite do Teco e da Lorena (Filha dele) para ir á uma festa do Boi, no Morro do Querosene.
Adorei!!!!
 Ao chegar lá, quase não acreditei no que eu via, era literalmente todo tipo de gente vivendo, fazendo e recriando a cultura brasileira e, consequentemente a cultura paulistana.
Fiquei encantada com tudo aquilo.  Até arrisquei tocar uns pedacinhos de madeira junto, e tentar aprender alguns passos da dança...
Á minha frente estava simplesmente o Carrasqueira (CARACAAAA!) se divertindo, tocando e cantando...
Foi uma noite mágica que deixou um gostinho de quero mais!!!! E ter a oportunidade de entrar em contato com uma expressão cultural tão forte e linda como essa, aqui em São Paulo, foi demais!

__________________________________________________________

Acredito que o Educador Musical tem, como obrigação, promover o acesso de seus alunos á cultura, dança ritmos e folclore brasileiro.
É preciso desparadigmatizar o ensino musical, ele pode sim ser feito a partir de nossa música...e acredito que, a partir dela, esse ensino ganha muito mais sentido!

____________________________________________________________









4 comentários: