Carl Orff
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Compositor, maestro e professor alemão
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10-7-1895, Munique
29-3-1982, Munique |
Entre a extensa e magnífica produção de Carl Orff, em que se detecta a influência de Igor Stravinsky e de Claude Debussy, destaca-se a conhecida cantata Carmina Burana (1937). Suas demais obras são muito raramente interpretadas. Entre elas, devem-se mencionar: as óperas A Lua (1939) e Sonho de uma Noite de Verão (1952, revista em 1964); as composições para a Páscoa e o Natal (1956 e 1960), de cujos textos também é autor; ou as cantatas. As bases musicais deste compositor estendem-se desde a cultura popular da Baviera até o drama grego, passando pelos mistérios cristãos. Suas peças teatrais, a que Orff chamava "teatro total", pretendem ser obras completas em si mesmas. A música de Orff, que se caracteriza pelas simples repetições de melodias, texto e motivos, bem como pelos ritmos efetivos e diferenciados, produzidos por instrumentos de percussão recorrentes, é posta a serviço da ação corporal e raramente ultrapassa a notação tonal. Com ela, Orff aspirava reencontrar o teatro musical, de caráter mágico e religioso, da Antiguidade. Como professor, Orff teve influência decisiva sobre várias gerações de músicos. A sua Schulwerk (obra didática, 1930-1935, revista em 1950-1954), que integrava o pensamento musical elementar e a improvisação espontânea, teve repercussão internacional na educação musical precoce. Para pôr em prática suas idéias, Orff desenvolveu (em conjunto com Karl Maendler) o Instrumentário de Orff, constituído por instrumentos de percussão de todos os tipos. Em 1924, foi um dos fundadores de uma escola em Munique dedicada à ginástica rítmica e à dança (Escola Günther), uma vez que, para seu trabalho pedagógico, a unidade da música, do movimento e da linguagem era de importância fundamental. Em 1990, foi inaugurado em sua cidade natal o Instituto Estatal Orff de Investigação e Documentação.
(Disponível em http://educacao.uol.com.br/biografias/klick/0,5387,1797-biografia-9,00.jhtm
acesso em 01/07/2012)
Carl Orff gostava de
temas da Grécia antiga, sua música tocava o que era raro na época (auge do
nazismo), ou por ser temido ou destemido. Vinha de origem judaica, embora negada, com
pais convertidos.
Orff
causava mágoa às pessoas e até esposas, ele vivia da arte e para a arte. Na
velhice se tornou mais sensível, acessível e mais doce que fez com que somente
sua última esposa falasse dele com carinho.
Orff
tinha interesse por idiomas antigos, viajou pela África se interessando por
pesquisas de instrumentos variados e manifestações artísticas.
Orff acreditava que em todo homem existe algo
de artista que pode morrer ou desenvolver, e sua meta pedagógica era descobrir
esse artista escondido no homen e despertá-lo. Orff buscava esse artista nos
pequeninos, nas crianças, usando sua metodologia que insere-se no contexto da
pedagogia ativa do início do século XX, preocupada em valorizar a criança,
respeitando seus estágios, fazendo da criança e de sua existência um ser pleno,
capaz de criações pessoal e de desenvolver assim sua personalidade.
(Disponível em http://www.essaseoutras.com.br/grandes-pedagogos-da-educacao-musical-infantil-e-seus-principios/
acesso em 01/07/2012)
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Instrumentos Orff
Os
instrumentos Orff são instrumentos de sala de aula. Estes foram projectados e
adaptados para que todas as crianças terem acesso à música. Todos os
instrumentos de sala de aula, com excepção da Flauta de bisel, são instrumentos
de percussão (pois são batidos). Estes por sua vez podem ser classificados de
duas maneiras: Quanto à sua Altura – Definida ou Indefinida; Quanto à sua
Família – Peles, Madeira ou Metal
Os instrumentos de
Altura Definida
Flauta
de bisel; Xilofone Baixo; Xilofone Contralto; Xilofone Soprano; Metalofone
Baixo; Metalofone Contralto; Metalofone Soprano; Jogo de Sinos Soprano e Jogo
de Sinos Contralto.
Instrumentos de Altura
Indefinida
Bombo;
Pratos; Gongo; Castanholas; Triângulo; Caixa Chinesa; Reco-reco; Pandeireta;
Maracas; Guizeira; Clavas; Tamborim; Prato Suspenso; Bongós; Caixa de Rufo;
Windchime; Temple-block; Timbales e Congas.
Instrumentos por
Famílias
Madeiras:
Xilofone Baixo; Xilofone Contralto; Xilofone Soprano; Castanholas; Caixa
Chinesa; Reco-reco; Maracas; Clavas; Temple-block. Peles: Bombo;Tamborim;
Pandeireta com pele; Caixa de Rufo; Timbales Congas; Bongós. Metal: Metalofone
Baixo; Metalofone Contralto; Metalofone Soprano; Jogo de Sinos Soprano e Jogo
de Sinos Contralto; Triângulo; Pandeireta sem pele; Guizeira; Windchime; Gongo;
Pratos
(Disponível em http://pt.wikipedia.org/wiki/Orff-Schulwerk
acesso em 01/07/2012)
Instrumental Orff - Coerência, Sonoridade e Encantamento
O
Instrumental Orff é composto por uma coleção grande de Instrumentos de
Percussão concebidos e organizados pelo alemão Carl Orff, grande pensador
pedagógico na área da música.
Orff
defendia que o tipo ideal de música para as crianças estaria sempre conectada a
outras atividades como movimento, dança e fala fazendo assim da atividade
musical uma constante e agradável participação ativa dos alunos.
Sempre
a favor da prática Carl Orff dizia que a música tinha encantamento e fantasia.
Na
parte Instrumental Orff se inspirou em instrumentos como o balafon africano e o
gamelan asiático para a confecção dos xilofones e metalofones pedagógicos, onde
as teclas são removíveis proporcionando conceito de escalas e tonalidades. Há 3
Naipes: Baixo, Contralto e Soprano nos xilos e metalos além de glockenspiel.
Cada um destes instrumentos possuem 13 teclas e curiosamente sempre são, para
fim de notação ao professor e não de aplicação de leitura com os alunos,
escritos na clave de sol seja ele do naipe dos baixos, coltraltos ou sopranos,
apenas utilizando o recurso de oitava pegado à clave para fazer a sua
tranposição. A tessitura é curiosa também, uma vez que se vai do DO ao LA da
outra oitava, utilizando assim apenas uma linha suplementar acima e abaixo nas
notações dos seus arranjos.
Nos
Cadernos de propostas da Coleção Music for Children os arranjos para
instrumental Orff, sempre muito coerentes, se fazem de recursos muito práticos
em relação a sua execução musical, tendo como pilar fundamental quatro
principais funções:
O
Baixo, que fará o "peso" da música, função que planta a música no
chão, responsável pelo andamento regular e tônica da música, utilizando o que
chamamos de bordão. Há diversas formas de bordão, simples, duplos, de níveis,
arpejados, cruzados, porém sempre destacando a relação tônica/dominante. Em
classes mais completas utiliza-se as Barras Graves, lâminas individuais fixadas
em suas caixas de ressonâncias que apresentam belíssimos graves envolventes
(estes escritos em clave de fá).
O
Contralto responsável pelo "corpo" harmônico da música, o que chamo
de "abraço" que quase sempre se apresenta com um Ostinato elemento
que sem dúvida nenhuma Orff acertou quando afirmava que tal recurso (ostinato)
traria segurança para a criança na hora de executar.
O
Soprano maioritariamente responsável pelo "contorno" musical, ou seja
a linha melódica que parte de uma série progressiva em seus livros, partindo da
escala pentatônica para depois evoluir a hexatônica e enfim para todos os modos
heptadiatônicos, não menosprezando nenhum, onde procura coerência rítmica
atrelada a movimentos melódicos orgânicos.
E
por último, mas não menos importante, o "Brilho" da música, o que
decora o arranjo - metafóricamente análogo ao que a lantejoula é para a
fantasia, ou o batom e o brinco são para o realce feminino, que é geralmente
inserido no glockenspiel com interferências sutis e ponderadas de notas agudas
que tilintam na estrutura da peça.
Em
resumo, os arranjos procuram atender os anseios auditivos que se fazem por
satisfeitos quando abrangem uma ampla tessitura, atendendo às demandas de peso,
corpo, contorno e brilho que a música pede.
Outro
ponto de excelência nesta abordagem, é o fato de todos os instrumentos
conseguirem tocar todas as vozes durante o processo de memorização e execução
das partes, fazendo com que os alunos estejam o tempo todo entretidos e
envolvidos pela estrutura da peça.
No
Brasil, uma das principais empresas que fabricam o Instrumental Orff é a Jog
Music (visite o Site),
localizada na cidade de Rio Claro a empresa entrega para todo o Brasil.
Em
relação a Cursos, podemos encontrar dezenas deles sobre o Instrumental Orff,
mas o mais interessante são os curso que estão relacionados à Abordagem Orff
como um todo. Um dos mais renomados cursos de Formação e Certificação é o
"The Certification Orff Program" realizado pela San Francisco School,
em San Francisco, Califórnia. Acontece todos os anos sempre na primeira
quinzena de Agosto e é dividido em 3 níveis. Básico, Intermediário e Avançado.
Cada etapa dura 2 semanas e tem 65 horas de carga horária. Para que se possa
concluir o curso é necessário ir durante 3 anos (um para cada nível), porém não
é preciso que seja consecutivo. No site da SFORFF (clique aqui) você adquire mais
informações. Este anos as vagas já foram esgotadas. Há outros excelentes Cursos
Orff no Exterior, como o Curso de Verano em Madrid "Musica y movimiento en
la Educaión" pela Asociación
Orff España, o Sommerkurse - "Internationaler Sommerkurs",
pelo Orff
Institut Salzburg.
No
Brasil, a cada 2 anos acontece o Curso Internacional Orff-Schulwerk pela
Associação Brasileira Orff (ABRAORFF),
onde são convidados renomados profissionais da área para ministrarem cursos
como Doug Goodkin, Sofia Lopez-Íbor, James Harding, Bárbara Haselbach, Kofi
Gbolonyo, entre outros.
(Disponível em http://www.musicaemovimento.com.br/blog/item/86-instrumental-orff-coerencia-sonoridade-e-encantamento
acesso em 01/07/2012)
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Resumo do texto: “Carl Orff, um compositor em
cena”
de Melita Bona
Retirado do livro “Pedagogias em Educação Musical” (Tereza Mateiro/
Beatriz Ilari –org.)
por Jéssica Cajuela
Em meados do século XX, período marcado por inúmeras
transformações, a Primeira Guerra Mundial, declínio do idealismo, surgimento do
impressionismo e da atonalidade, a educação buscava novos direcionamentos, e
foi, neste cenário, que Carl Orff produziu os cinco volumes de Orff-Schulwerk (sua obra voltada para a
educação musical.) e que parte do princípio de que “a educação musical- elementar ou básica- parte do entendimento de que
linguagem, música e movimento estão originalmente interligados pelo movimento rítmico.”
Sua proposta visa o ensino musical por meio da prática musical.
Proposta pedagógica
4.3 Obra escolar: sons e palavras em movimento
Orff fundamenta seus experimentos com os alunos
de ginástica, dança e música da Güntherschule, juntamente com professores como Guinild
Keetman (música e movimento), e a dançarina Maja Lex (discípula de Laban),
ampliou a maneira como o acompanhamento musical era feito nas danças e
exercícios de movimento, incluindo outros instrumentos além do piano. Os alunos
deveriam acompanhar as coreografias enquanto tocavam um instrumento, depois
deveriam criar músicas para essas estruturas, o que trouxe a necessidade de
elaboração de instrumentos mais fáceis de aprender e manusear. Juntamente com o
musicólogo Curt Sachs e o construtor de instrumentos carl Maendler, surgiu o
Instrumental Orff.
“Livre de ideologias e
regras fixas, a OBRA ESCOLAR surge, inicialmente, a partir do acervo de canções
infantis e folclóricas do sul da Alemanha e Áustria.”
4.3.1
Essência
“O que é elementar? Elementar, em latim elementaius, quer dizer “pertencente
aos elementos, primeira matéria, primeiro princípio, relacionado ao princípio”.
Prosseguindo, o que é música elementar? Música elementar jamais será unicamente
música, ela está interligada ao movimento, á dança e a linguagem, é aquela
música, realizada pessoalmente pelo indivíduo, com a qual ele está vinculado como
executante e não apenas como ouvinte. Ela é pré-espiritual, desconhece as
grandes formas e a arquitetura, ela contém apenas formas de sequências,
ostinati e pequenos rondós. Música
elementar está a flor da terra, é natural, corpórea, pode ser aprendida e
vivenciada por todos, é adequada á criança.” (Orff, 1964 [1951], p.16, tradução
nossa, grifo do original)
.Linguagem
“Os nomes próprios, as
rimas, as canções infantis e os poemas encontram-se nas bases de padrões rítmicos,
improvisações melódicas e atividades corporais, constituindo o ponto de partida
para pequenas células rítmicas.”
“No início, são
utilizados pequenos motivos melódicos, de três e cinco tons. De forma gradativa
esse âmbito é ampliado para diversos modos – pentatônico, os antigos, o maior e
o menor, até a música contemporânea.”
.Movimento
“Nesse campo, são
explorados os movimentos corporais, as formas de deslocamento com suas
variantes e os diferentes passos, embasados nas brincadeiras de roda e danças
folclóricas de diferentes países.(...) Ao propor o movimento corporal como base
do entendimento da música, Orff segue o caminho apresentado por Jaques-Dalcroze
e Von Laban.”
.Improvisação
“Na proposta de Orff,
a improvisação desempenha uma função determinante. Segundo Haselbach (1971), a
improvisação – criação de uma música própria – faz parte do princípio gerador
da Obra
Escolar e deve ser contemplada pelo professor em cada aula.”
As categorias de
improviso mencionadas são: Improvisação melódica, improvisação rítmica,
improvisação idiomática (textos, palavras) e a improvisação de movimentos.
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nossa é muito bom o seu ponto de vista eu sou um apoiador da cultura no Brasil e Presidente e Diretor geral do CECOB mais informações é so entra deixa no meu e-mail: Ademilson.a.oliveira@gmail.com.
ResponderExcluirvaleu e muito obrigado pela a aula . :)
Did you realize there is a 12 word phrase you can say to your crush... that will induce deep feelings of love and instinctual appeal for you buried inside his heart?
ResponderExcluirBecause hidden in these 12 words is a "secret signal" that triggers a man's instinct to love, worship and guard you with his entire heart...
12 Words That Fuel A Man's Love Impulse
This instinct is so hardwired into a man's brain that it will make him try harder than before to love and admire you.
Matter of fact, triggering this influential instinct is so essential to getting the best possible relationship with your man that as soon as you send your man one of these "Secret Signals"...
...You will soon find him open his mind and heart to you in a way he never expressed before and he will identify you as the one and only woman in the universe who has ever truly interested him.