Professor André Hosoi
Barbatuques
______________________________________________________________
PROPOSTA:
Planejamento para
aula de música
Professora Jéssica
Cajuela
-Público-alvo: Alunos de 9º ano do Ensino
Fundamental (cerca de 40 alunos por sala)
-Tempo estimado: 2 a 3 aulas
-Justificativa:
A inclusão da aula de música como
matéria obrigatória no currículo do ensino
fundamental traz inúmeras dificuldades, tais como a preparação do
educador e a infraestrutura ( o espaço físico e materiais disponíveis na escola
para as aulas). Esta dificuldade, em especial (muito presente em escolas
públicas) faz com que o professor desenvolva diferentes metodologias e
estratégias para suas aulas. A percussão corporal pode ser uma importante
ferramenta para esse ensino, pois, ao se apropriar dos sons de nosso próprio
corpo surge a possibilidade de trabalhar diferentes conteúdos musicais com os
alunos, sem a necessidade de outros materiais ou instrumentos.
-Objetivos:
.Desenvolver
técnicas de percussão corporal
.Desenvolver
a percepção auditiva
.Reconhecer
e produzir sons agudos, médios e graves utilizando as mãos (palmas, estalos e
peito)
.Criar
composições coletivas utilizando sons produzidos por meio da percussão corporal
.Desenvolver
técnicas de registro/ escrita musical.
-Metodologia:
.Em roda,
com toda a sala, propor a experiência de descobrir os sons que são possíveis de
serem produzidos com as mãos.
.Fazer o
jogo da flecha
.Classificar
os sons em agudos, médios e graves.
.Dividir a
sala em pequenos grupos (até 6 pessoas) para criação de composições utilizando
os sons feitos no jogo da flecha e, em seguida, cada grupo deve desenvolver uma
maneira de registrar as composições.
.Apresentações
das composições de cada grupo e de suas “partituras.”
.Debate/
conversa sobre as criações, apresentações e métodos utilizados para a escrita
das composições.
.Combinar
com a sala um único método para escrever as composições, e fazer uma
“partitura” de uma única música juntando todas as composições feitas pelos
grupos.
.Executar a
música feita com toda a sala. (propor a divisão de 2 grandes grupos na sala,
enquanto um executa a música o outro assiste e analisa, em seguida os papéis
são trocados, quem analisou executa e quem executou, analisa.)
.Fechamento
e conversa sobre os aprendizados alcançados.
-Avaliação:
.
Participação dos alunos
.Apresentação
das músicas e partituras criadas pelos grupos
____________________________________________________________________
Alguns vídeos de percussão corporal
Do you realize there is a 12 word phrase you can tell your partner... that will trigger intense feelings of love and instinctual attractiveness for you deep inside his chest?
ResponderExcluirThat's because deep inside these 12 words is a "secret signal" that triggers a man's instinct to love, please and guard you with his entire heart...
12 Words Will Fuel A Man's Love Impulse
This instinct is so built-in to a man's genetics that it will drive him to work harder than ever before to make your relationship as strong as it can be.
As a matter of fact, fueling this dominant instinct is so binding to getting the best possible relationship with your man that once you send your man a "Secret Signal"...
...You'll instantly notice him open his heart and mind to you in a way he's never expressed before and he will distinguish you as the one and only woman in the universe who has ever truly understood him.