quarta-feira, 20 de junho de 2012

Percussão corporal




 Professor André Hosoi

Barbatuques

______________________________________________________________

PROPOSTA:


Planejamento para aula de música

Professora Jéssica Cajuela

-Público-alvo: Alunos de 9º ano do Ensino Fundamental (cerca de 40 alunos por sala)

-Tempo estimado: 2 a 3 aulas

-Justificativa:

A inclusão da aula de música como matéria obrigatória no currículo do ensino fundamental traz inúmeras dificuldades, tais como a preparação do educador e a infraestrutura ( o espaço físico e materiais disponíveis na escola para as aulas). Esta dificuldade, em especial (muito presente em escolas públicas) faz com que o professor desenvolva diferentes metodologias e estratégias para suas aulas. A percussão corporal pode ser uma importante ferramenta para esse ensino, pois, ao se apropriar dos sons de nosso próprio corpo surge a possibilidade de trabalhar diferentes conteúdos musicais com os alunos, sem a necessidade de outros materiais ou instrumentos. 

-Objetivos: 

.Desenvolver técnicas de percussão corporal
.Desenvolver a percepção auditiva
.Reconhecer e produzir sons agudos, médios e graves utilizando as mãos (palmas, estalos e peito)
.Criar composições coletivas utilizando sons produzidos por meio da percussão corporal
.Desenvolver técnicas de registro/ escrita musical.

 
-Metodologia:

.Em roda, com toda a sala, propor a experiência de descobrir os sons que são possíveis de serem produzidos com as mãos.
.Fazer o jogo da flecha
.Classificar os sons em agudos, médios e graves.
.Dividir a sala em pequenos grupos (até 6 pessoas) para criação de composições utilizando os sons feitos no jogo da flecha e, em seguida, cada grupo deve desenvolver uma maneira de registrar as composições.
.Apresentações das composições de cada grupo e de suas “partituras.”
.Debate/ conversa sobre as criações, apresentações e métodos utilizados para a escrita das composições.
.Combinar com a sala um único método para escrever as composições, e fazer uma “partitura” de uma única música juntando todas as composições feitas pelos grupos.
.Executar a música feita com toda a sala. (propor a divisão de 2 grandes grupos na sala, enquanto um executa a música o outro assiste e analisa, em seguida os papéis são trocados, quem analisou executa e quem executou, analisa.)
.Fechamento e conversa sobre os aprendizados alcançados.

-Avaliação:

. Participação dos alunos
.Apresentação das músicas e partituras criadas pelos grupos


____________________________________________________________________

Alguns vídeos de percussão corporal 














Um comentário:

  1. Do you realize there is a 12 word phrase you can tell your partner... that will trigger intense feelings of love and instinctual attractiveness for you deep inside his chest?

    That's because deep inside these 12 words is a "secret signal" that triggers a man's instinct to love, please and guard you with his entire heart...

    12 Words Will Fuel A Man's Love Impulse

    This instinct is so built-in to a man's genetics that it will drive him to work harder than ever before to make your relationship as strong as it can be.

    As a matter of fact, fueling this dominant instinct is so binding to getting the best possible relationship with your man that once you send your man a "Secret Signal"...

    ...You'll instantly notice him open his heart and mind to you in a way he's never expressed before and he will distinguish you as the one and only woman in the universe who has ever truly understood him.

    ResponderExcluir